Movimentar-se durante o período de isolamento social é um grande desafio. Mesmo pessoas bastante ativas precisam encontrar forças e ânimo para permanecer em movimento durante os períodos que temos passado em casa. Quem trabalha em home office, e mesmo quem já estava em escritório antes da pandemia, costuma passar bastante tempo na posição sentada, esta, grande compressora de discos intervertebrais e causadora de dores tão comuns nos adultos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população sofrerá de dores nas costas em algum momento da vida, conforme conferimos no site do CREFITO. É importante lembrar que, embora incômoda, as dores nas costas não são necessariamente doenças, sendo que a condição pode ser tratada com exercícios, conforme sabem os fisioterapeutas e, ainda, segundo informações da OMS.
Levar a vida em movimento é uma das saídas para os problemas de dores nas costas.
Caminhar é uma ótima opção para a questão da falta de movimento. Dependendo de onde você está e a quantas anda a Covid 19 na sua região, pode ser que você consiga sair para caminhar, usando máscara, mantendo distanciamento social e lavando as mãos ao chegar em casa. A endorfina do movimento vai contribuir - e muito! - para os incômodos do isolamento social e das dores nas costas devido à permanência postural.
Mesmo em casa, é possível se movimentar. Alongamentos, breves momentos de dança livre e outros exercícios que ocupam pouco espaço são alternativas para o confinamento.
Experimente fazer pausas a cada 30 minutos, adicione alongamentos ao longo do seu dia e imite os animais: eles nunca deixam de se espreguiçar. Espreguiçar-se promove leves torções em todo o corpo, o que ativa as glândulas responsáveis por manter os hormônios em equilíbrio no corpo e regula toda a nossa saúde.
Sente-se nos ísquios, o que alivia a caixa torácica, ombros e cervical.
Além do movimento, é importante, também, observar como você se senta. Experimente sentar-se sobre as mãos, uma de cada vez, e perceba se sente um osso bem redondo na sua mão. Ele tem que estar apoiado na cadeira, que não precisa ser muito dura, mas também não pode ser mole demais. A partir de uma boa percepção das pontas dos ísquios, você manterá uma leve curvatura na lombar com o auxílio de uma pequena almofada. Com isso, sua caixa torácica, ombros, pescoço e braços estarão livres para o movimento saudável na posição sentada.
Ao sentar-se no chão, ou em situações sem encosto, o cansaço nas costas virá mais rápido do que se você estiver encostado/a. Ficar com as costas desapoiadas e movimentar os braços pode trazer dores ou cansaço precoce. Faça pausas, alongue, movimente-se.
E aí, essas orientações te ajudaram? Conta para a gente!
Para dicas de movimentos, veja nossos vídeos no Canal do YouTube:
Fique atentx aos nossos outros canais de comunicação para acompanhar nosso trabalho. ;)
Texto escrito em conjunto com a fisioterapeuta Natividade Bortoli.
Imagem dos arquivos do Wix.
コメント