top of page
Foto do escritorCecilia Bortoli escreve para Sala Nu Uáh

Caminhada

Atualizado: 13 de fev. de 2021

É verdade que caminhar é uma excelente maneira de manter o corpo em movimento. Antes da pandemia começar, me lembro de dias em que eu caminhava ou pedalava para me locomover e já me sentia tão bem quanto nos dias em que praticava uma atividade física mais direcionada. Porém, com as mudanças de hábitos que precisamos adquirir com o novo coronavírus circulando - e muito! - por aí, o cenário mudou. Quem pode adotar o teletrabalho está com bem menos movimento diário e temos que ter em conta os altos riscos de transmissão do vírus em academias (principalmente nos vestiários e banheiros) e, também, durante outras práticas esportivas. Quem não tem um aparelho de exercício em casa fica sem muitas possibilidades de se movimentar e, assim, sair para caminhar um pouco acaba sendo a única possibilidade.


Caminhar, sim ou não?

A gente já falou por aqui sobre como se exercitar durante a pandemia, então

hoje vamos tratar mais especificamente da caminhada. Normalmente, ela é uma atividade física bastante acessível para aqueles que têm marcha saudável. Apenas com um conjunto de roupas leves e tênis a pessoa já pode se exercitar. Mesmo durante a pandemia de Covid 19, essa possibilidade ainda pode ser levada em conta. Então, caminhar, sim! Porém, alguns cuidados se fazem extremamente necessários.


Uso de máscara durante toda a caminhada

Difícil, mas muito importante. A máscara é o que vai evitar que você respire partículas contaminadas e, também, que você as expila pela boca. Lembre-se que pessoas assintomáticas também podem transmitir a doença e a falta de cuidado pode acabar com a saúde de alguém que, por exemplo, sustenta uma família inteira. Se é muito difícil ir até o seu esforço máximo usando a máscara, simplesmente não vá. Ter a liberdade de caminhar usando máscara já é uma dádiva nos dias de hoje. Então, conforme-se. Saia de casa com máscara e não a retire jamais durante a caminhada.


Silêncio

Gosta de sair para caminhar e bater papo ao mesmo tempo? Entendo, muitas pessoas têm esse hábito. Sinceramente, eu sou mais das que gostam de caminhar em silêncio, mas sei que diversidade é a alma do mundo. Ainda assim, nos dias de hoje, é preciso lembrar que falar durante o exercício diminui a capacidade respiratória e vai diminuir a eficácia da máscara, que ficará úmida não apenas de suor, mas de saliva também. Na pandemia, é melhor evitar o bate-papo durante a prática.


Distanciamento social

Dentro das suas possibilidades, escolha o local mais arejado e o horário mais vazio para fazer a caminhada. Cada bairro tem um horário de pico para esportistas, então você vai precisar escolher qual o melhor momento no seu bairro e que se adeque à sua rotina.


Higiene e outros cuidados

Levar consigo um frasquinho com álcool em gel pode ser útil em casos de emergência, se você precisar ajeitar sua máscara. Higienize as mãos antes e depois de tocá-la. Para não ficar carregando um volume desconfortável, uma dica é acomodar o frasco e as chaves de casa em uma pochete, por exemplo.

Ao chegar em casa, para evitar contaminação de outras pessoas, ou sua contaminação mais tarde, é importante lavar as mãos antes e depois de retirar a máscara. Se possível, aproveite e tome um banho que, além de refrescar o suor, vai revigorar e livrar a pele de partículas que podem estar contaminadas. Não reutilize a roupa que foi usada para caminhar.


Caminhadas na pandemia são uma possibilidade SIM, mas nada pode ser como antes. O mundo está diferente e a sociedade precisa se adaptar. Vamos fazer a nossa parte!


E você, tem conseguido se movimentar nesses tempos?



 

Imagens dos arquivos do Wix.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page