Estamos já no meio do mês de novembro de 2020. No Brasil, desde março, convivemos com a pandemia da Covid 19, causada pelo novo coronavirus. Por aqui, até o dia 13/11, temos 5,6 milhões de cidadãos recuperados, 29.070 novos casos nas últimas 24 horas e 379 óbitos registrados no mesmo período. Isso segundo a página do Ministério da Saúde do Governo Federal. Esse números certamente mostram que a pandemia ainda não acabou.
No entanto, no que diz respeito ao estado de São Paulo e a esses últimos dias, podemos desfrutar de mais liberdade do que antes. A gente pode sair de casa com mais tranquilidade e usufruir de atividades que outrora estavam paralisadas, como andar em parques.
Aprendemos que o vírus é transmitido por gotas de saliva que podem circular pelo ar, provenientes de fala, canto, tosse e espirro, catarro, contato próximo e contato com superfície contaminada. Sabemos, também, que não precisamos nos preocupar com pedidos de comida, vírus na sola do sapato (embora entrar sem sapatos seja um hábito que temos aqui na Sala Nu Uáh desde o começo, por outros motivos que não a Covid 19) e nem tomar um super banho a cada saída de casa.
Especialistas dizem, porém, que é preciso aprender a conviver com a pandemia. Ela provavelmente não vai embora assim, tão rápido, e não vai ajudar agir como se nada existisse. É certo que estamos cansadas e cansados, sentimos falta de nossos encontros sociais, mas também é urgente que tenhamos mais forças para enfrentar as próximas páginas dessa fase.
Os cuidados que precisamos ter ainda, mesmo no fim de novembro:
Manter distanciamento social e evitar aglomerações
Sim, temos saudades da nossa vida social. Porém, é preciso ser forte e resistir por mais tempo. Os casos de Covid 19 estão aumentando entre as classes A e B devido a encontros como esses. Assim, será uma reação em cadeia até chegar em todas as classes sociais.
Lavar as mãos constantemente
Além de prevenir a infecção gerada pelo novo coronavirus, também serve para eliminar outros germes e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.
Usar máscara em locais públicos
A medida é obrigatória no Estado de São Paulo. Aproveite para comprar a máscara de um comércio pequeno, para ajudar a movimentar a economia local. Ah, e não se esqueça: mesmo com máscara, é necessário manter a distância de 1,5m entre as pessoas. Nada de abraço, beijo ou aperto de mão, de jeito nenhum, até isso tudo passar.
Higienizar objetos de uso pessoal
Celulares, tablets, computadores, chaves de casa e outros objetos que utilizamos na rua precisam ser higienizados ao chegarmos em casa. Por pior que isso possa parecer para os nossos eletrônicos, é o melhor para evitar a propagação da Covid 19 até o momento. A higiene pode ser feita com álcool 70.
Manter ambientes bem ventilados
Sol e ar renovado ajudam a manter tudo em dia! Abrir as janelas e deixar os espaços ventilarem é uma ótima opção para o momento.
Cuidar de sua saúde com alimentação e sono saudáveis
Isso vai ajudar a imunidade como um todo, porém, sem os outros hábitos já listados, não vai adiantar para evitar o contágio por Covid 19.
Felizmente, podemos caminhar pelas ruas e parques, usando máscaras e evitando aglomerações. Já é uma baita ajuda para a saúde física e mental, não é?
Aqui pela sala Nu Uáh continuamos sem atividades presenciais. A maioria de nossos frequentadores é dos famosos grupos de risco e, embora estejamos com muitas saudades de todas e todos, avaliamos que não é o momento mais adequado para retornar.
Por hora, no que diz respeito aos nossos espaços, seguiremos no Instagram, YouTube e WhatsApp. Vocês podem entrar em contato conosco e ver nossos materiais por esses canais. Ansiamos por um retorno o mais breve possível e temos trabalhado em planos para fazer isso funcionar, levando-se em conta nossa diminuta equipe.
No mais, cuidem-se e aproveitem nosso material!
A gente se vê!
Post escrito em parceria com a fisioterapeuta Natividade Bortoli.
Imagens criadas com o site Canva.
Bình luận