Estamos no sexto mês de isolamento social devido à Covid 19. Ficar em casa ainda é a recomendação principal e ainda tem tempo - pouco, muito, não sabemos - até tudo isso passar e podermos voltar às nossas atividades coletivas e presenciais novamente.
Se você pratica atividade física, deve ter pensado maneiras de manter os exercícios em casa durante esse período. Alguns espaços mantiveram aulas virtuais e outros fizeram vídeo-aulas disponíveis na rede para que a prática não pare totalmente. Algumas pessoas têm saído para caminhar e pedalar. Porém, mesmo usando máscaras, é preciso ter cuidado e a saída ainda não é recomendada para pessoas dos grupos de risco, o que inclui aquelas que já vivenciam as questões do envelhecimento, nossos tão caros e amados idosos.
Nesse post, vamos dar ideias para que vocês se mantenham ativos, sem sair de casa, durante esse momento.
Primeiro, vamos lembrar que uma atividade física completa requer trabalho cardiovascular, fortalecimento, alongamento e descanso entre os movimentos. Assim, é importante você contemplar todos esses pontos ao organizar uma rotina de atividade física, mesmo que seja em casa.
Outra coisa é lembrar das questões de saúde. Se você convive com dores ou alguma doença, precisa ter cuidado redobrado agora, para não precisar de atendimento médico extra justo nesse momento delicado.
Assim, vamos às ideias!
Como fazer atividade cardiovascular em casa?
Dançar é uma ótima opção! Experimente liberar espaço em casa para se movimentar. Se não for possível arrumar um lugar só para isso, use qualquer pedacinho da sua morada que permita movimentar os braços ao redor do corpo e as pernas. Ouça uma música que te inspire e se movimente. Você pode explorar seus limites e criatividade!
A dança livre é uma ótima atividade física, além de possibilitar descanso mental. Dedique alguns minutos a essa prática e aumente aos poucos, quem sabe chegando até a meia hora.
Como fazer fortalecimento em casa?
Aqui fica mais fácil, porque esse tipo de exercício não requer tanto espaço. Você pode usar a resistência do próprio corpo para trabalhar a musculatura, ou improvisar embalagens de alimentos como cargas leves para a prática. Experimente utilizar saquinhos de feijão ou garrafas plásticas de meio litro cheias de água.
Temos essa vídeo-aula com movimentos em quatro apoios para fortaceler o corpo. Clique neste link para ver.
Como fazer alongamento em casa?
Assim como o fortalecimento, alongar também não requer tanto espaço. Escolha uma superfície de seu agrado, pode ser o colchão que você dorme ou o chão, porém, nesse caso, forre com um colchonete, ou com uma tolha, ou cobertor. É importante usar algo no chão para não deitar-se no frio e para acomodar melhor as partes mais sensíveis do nosso corpo, como ossos da coluna e joelhos. Experimente fazer movimentos de espreguiçar e torcer levemente o corpo, sentindo a musculatura relaxar e expandir a cada movimento.
Para algo mais detalhado, experimente ver essa vídeo-aula da Sala Nu Uáh, sobre alongamento e respiração na posição sentada. Clique neste link para ver.
Lembre-se de fazer pausas na atividade conforme necessário e de respeitar seus próprios limites.
Para complementar essa rotina, experimente fazer paradas no trabalho, caso fique sentado por muito tempo. A cada 30 minutos você pode se levantar, espreguiçar-se e movimentar o corpo de leve, para quebrar a permanência postural, uma das principais causadoras de dores na coluna.
Aproveite que terminou de ler esse texto, levante-se, vá buscar um copo d'água, respire e retome suas atividades.
Gostou? Conta para a gente nos comentários!
Texto revisado pela fisioterapeuta Natividade Bortoli.
As imagens utilizadas são dos arquivos disponíveis no Wix.
Comments