top of page
Foto do escritorCecilia Bortoli escreve para Sala Nu Uáh

Bem-estar no isolamento social

Atualizado: 13 de fev. de 2021



Atualmente o estado de São Paulo e outros territórios brasileiros se encontram em isolamento social. A medida é a mais eficaz contra a propagação do novo coronavírus, junto a outras ações como higiene das mãos, evitar tocar o rosto e usar máscara para sair de casa. Como sabemos, tal vírus causa a Covid 19, doença que levou ao esgotamento dos sistemas de saúde mundiais.

Nossa população tem uma desigualdade social enorme: em muitos locais o isolamento é difícil ou mesmo impossível, devido ao acesso limitado a saneamento básico e ao fato de um mesmo cômodo ser dividido por muitas pessoas. Assim, neste nosso grande território, buscando abarcar todas as pessoas que aqui vivem, portanto, é ou não é possível desfrutar de bem-estar?

A pergunta vale reflexão para bastante tempo, texto, conversa.

Para este post, queremos falar três ações que podem melhorar a qualidade de vida onde quer que você esteja: trabalhando em um hospital, em uma casa cômoda, em um quarto pequeno, sozinha/o ou com mais pessoas.


Olhar para o céu

Ver o céu ajuda nossa mente a se acalmar. Vemos espaço, um pedacinho da natureza e os olhos repousam. Se possível, olhe para o horizonte também. Além de proporcionar sensação de conforto, a palavra "horizonte" nos remete a novas possibilidades que sempre precisam ser enxergadas, principalmente nos momentos de crise.


Respirar

Inspire e expire algumas vezes pelo nariz com muita concentração. Uma sugestão: dez vezes pode ser um bom número para começar. Levar o olhar interno para o próprio corpo através da respiração é uma das técnicas usadas para meditar em muitas culturas. É sabido em filosofias orientais e na ciência ocidental que meditar diminui níveis de estresse e nos auxilia a ver as coisas com mais nitidez. Se meditar não é sua prática atual, começar levando a atenção à respiração já é maravilhoso e um ótimo começo caso queira seguir com meditação.


Estar em contato (ainda que virtual) com amigos/as

O momento é importante para dar atenção àquela pessoa que está muito triste ou preocupada. Se você tem possibilidade de usar a internet para isso, pode ser uma boa ideia marcar uma conversa virtual com amigxs. E se você é a pessoa que precisa de acolhimento, a dica é a mesma. Pedir ajuda e ajudar são atos de coragem e o mundo precisa - agora e sempre! - das pessoas sensíveis e valentes, que se emocionam, se ajudam e conversam, mesmo que à distância.


 

Seguimos com nossa sala de atividades coletivas fechada, mas disponíveis online.


 

As imagens utilizadas são dos arquivos do Wix.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page