Quando a gente fala de paisagem sonora, muitos se perguntam o que isso quer dizer. Para entender esse conceito, é muito simples. Basta parar um minuto para escutar os sons ao seu redor.
Ouviu?
Esses são os sons da sua paisagem sonora, nesse momento.
Sons da natureza, sons da tecnologia e sons humanos (que você pode preferir colocar em uma categoria dos sons da natureza) fazem parte dessa sinfonia de sons que podemos escutar a qualquer momento.
O conceito de soundscape, sobre o qual o compositor canadense Murray Schafer escreveu, hoje é discutido por inúmeras pessoas interessadas em música, som, escuta, performance e meio ambiente ao redor do mundo. Uma boa é ouvir os álbuns das Paisajistas Sonoras , disponíveis no Bandcamp, que refletem a paisagem sonora diversa da América Latina.
Se você se interessou, fica uma dica de atividade.
Experimente fazer uma lista. Pare um momento a fim de escutar o que há ao seu redor e escreva, ou desenhe, tudo o que você percebe. Automóveis passando ao longe, sua respiração, barulho da chuva, um gato miando, uma canção que toca no rádio, pássaros cantando, alguém falando lá fora... E a partir dessa lista, se pergunte de que sons você gosta mais e de quais você não gosta. É um bom começo para se iniciar nesse campo de pensamentos e experiências que envolve a escuta e a paisagem sonora.
Gostou? Pode curtir, compartilhar, salvar e contar para a gente nos comentários!
Abraços!
[De longe, porque a pandemia ainda não acabou].
Imagem do site Canva.
Comments